Protocolo IF-CPLP e Ministério do Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau

Foi ontem assinado em Lisboa um protocolo entre o Instituto de Formação, representado pelo seu Presidente, Laurentino Ferreira e o Ministério do Turismo e do Artesanato da Guiné-Bissau, representado pelo Diretor Geral da Promoção e Investimento Turístico Hoteleiro da Guiné-Bissau, Manuel Alípio da Silva. Este protocolo é uma adenda específica ao protocolo anteriormente assinado em 2016, que tem como objetivo a formação essencialmente de quadros do setor do turismo por forma a que estes obtenham uma qualificação e certificação profissional, materializadas numa carteira profissional.

VI Fórum da União de Exportadores da CPLP – Vila Real

O Instituto de Formação, esteve presente no VI Fórum da União de Exportadores da CPLP, que decorreu nos dias 22 e 23 de Setembro. O fórum contou com a realização de várias salas temáticas, assim como com uma conferência "CPLP: Um Mundo de Oportunidades". Realizaram-se também várias reuniões B2B. No último dia decorreu ainda a reunião de direção da Confederação Empresarial da CPLP, da qual faz parte e marcou presença o Presidente do Instituto de Formação, Laurentino Ferreira.

Feira Internacional d Guiné-Bissau

O Presidente do Instituto de Formação deslocou-se à Guiné-Bissau, para dar seguimento aos trabalhos e contatos realizados relativamente à organização da Feira Internacional de Bissau. Ainda este ano deverá ser realizada uma mostra empresarial, contando com a participação de empresas do concelho de Fafe e que levará  à tão esperada e desejada organização da Feira Internacional de Bissau no primeiro trimestre de 2018. Foi sugerido e entregue um protocolo draft para análise e validação, quer por parte do Ministério da Economia e Finanças da Guiné-Bissau quer por parte da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau. Esta visita decorreu entre os dias 1 e 8 de Agosto.

Acompanhamento de projetos e Formação

O Instituto de Formação fez mais uma deslocação à Guiné-Bissau, tendo em conta o projeto “Firkidja Di Skola”, para  acompanhamento do mesmo, assim como dar uma formação inicial do software que está a desenvolver no âmbito do projeto. A deslocação que decorreu entre 5 a 16 de Julho serviu para fazer uma visita a Gabú e dar formação aos técnicos locais, assim como uma demonstração aos responsáveis do Gabinete de Estudos, Planeamento e Avaliação do Sistema Educativo (GEPASE), Direcção de Sistemas Informáticos (DSI) do Ministério da Educação Nacional (MEN), à Fundação Fé e Cooperação (FEC), professores e técnicos de Bissau. Esta visita terminou da melhor forma, tendo ficado em aberto a possibilidade de alargar este projeto ao País. Fizeram parte da comitiva o Presidente do instituto de Formação, Laurentino Ferreira e o consultor técnico, José Vicente.

Novos projetos e acompanhamento de projetos existentes na Guiné-Bissau

Presidente do Instituto de Formação recebido pelo Primeiro Ministro da Guiné Bissau Umaro Sissoco Embaló. O presidente do Instituto de Formação ( IF) Laurentino Ferreira e o Secretário Geral da CE-CPLP José Lobato, foram recebidos pelo Primeiro Ministro da Guiné Bissau no âmbito de uma deslocação a esse país. A deslocação que decorreu entre 8 a 14 de Abril serviu para acompanhar os projetos que estão a ser implementados pelo IF na Guiné, bem como apresentar novos projetos a implementar.

Reforma da Educação da Guiné Bissau tem parceria do Instituto de Formação da Confederação Empresarial da CPLP

Em causa a implementação do Sistema de Informação e Gestão de Educação (SIGE) na região de Gabú, cujo projeto-piloto envolve cerca de 300 escolas. O Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que venceu o concurso publico internacional,  em parceria com a empresa bracarense “Codevision”, ligada ao desenvolvimento de software, é o parceiro técnico responsável pela implementação de um Sistema de Informação e Gestão de Educação (SIGE) na Guiné Bissau, no âmbito do projeto educacional “Firkidja Di Skola” lançado pelo Governo da Região de Gabú e pela Fundação Fé Cooperação (FEC). Para o inicio da implementação deste projeto piloto na futura reforma da política educativa da Guiné Bissau, deslocou-se a este país uma equipa liderada pelo presidente do Instituto de Formação, Laurentino Ferreira, além do consultor técnico José Vicente e do  CEO da Codevision,  Marco Coelho. Esta visita decorreu entre 22 e 26 de fevereiro e contemplou reuniões de trabalho com representantes do Ministério da Educação e autoridades da região de Gabú e Bissau, bem como a realização de 2 workshops, um em Gabú  e outro em Bissau, com o objetivo da apresentação do projeto, SIGE para a região , que visa, entre outras finalidades, a gestão das escolas, a [...]

Mais uma etapa concluída, para o desenvolvimento do Instituto do ICF-GE

Rueda de prensa en la Cámara de Comercio Se ha completado la llegada a Malabo del material para la instalación del Instituto de Certificación y de Formación de la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa (CPLP) en Guinea Ecuatorial, para las cámaras de comercio de Malabo y Bata. El presidente de la cámara de Bioko, Gregorio Boho Camo, ha mantenido una rueda de prensa con los medios nacionales e internacionales para informar sobre el proceso de montaje de los laboratorios. La directiva de la Cámara de Comercio. En el centro, Gregorio Boho Camo. Haga click en la imagen para ampliar y ver el resto de las fotografías 16/02/2017 El miércoles 15 de febrero, el presidente de la Cámara de Comercio de Bioko, en su encuentro con los periodistas, ha respondido cuestiones relacionadas con el funcionamiento del Instituto de Certificación y Formación de CPLP en Guinea Ecuatorial, el proceso de instalación del laboratorio y cuales son beneficios para el país. Boho Camo ha explicado que en abril de 2016, Guinea Ecuatorial firmó un acuerdo con la Confederación Empresarial de Países de Lengua Portuguesa, el brazo económico de la CPLP y según el artículo 2 del mencionado acuerdo, designó que la Cámara de Comercio de Bioko fuera el [...]

Reuniões com as Câmaras de Comercio, na Guiné Equatorial, no âmbito da implementação do Instituto de Certificação e Formação da CPLP-GE

O presidente do Instituto de formação deslocou-se à Guiné Equatorial na semana de 6 a 10 de fevereiro de 2017, nomeadamente à Capital, Mabalo e à parte continental Bata, para um conjunto de reuniões com as respetivas Câmaras de Comercio, no âmbito da implementação do Instituto de Certificação e Formação da CPLP-GE. A Comitiva era composta também pelo Presidente do Instituto de Certificação. Das reuniões saíram nomeadamente os cronogramas definitivos da implementação da primeira fase do projeto, a instalação dos 2 laboratórios de certificação, um a ser instalado na Câmara de Comercio de Bata e outro na Câmara de comercio da Malabo.

Instituto de Formação da CPLP marcou presença no Fórum em Santa Maria da Feira

O Instituto de Formação da CPLP marcou presença no V Fórum da CPLP, que se realizou no passado fim de semana, nos dias 16 e 17 do corrente mês. O IF esteve representado pelo seu Presidente, Laurentino Ferreira, com intuito de dar continuidade ao trabalho até aqui realizado noutros Países da CPLP. Foram realizadas várias reuniões, com entidades oficiais, instituições e empresas.

Fórum da União de Exportadores da CPLP – São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe vai acolher a partir de 30 de Setembro até 1 de Outubro, o Fórum da União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Fórum, com a programação para dois dias, irá ainda promover, através de uma delegação empresarial de cada país, a apresentação de oportunidades de investimento, de parcerias empresariais e de importação e exportação nos vários países participantes. O evento tem como público-alvo, as entidades oficiais, instituições, associações empresariais, empresários, gestores, líderes de opinião, mídia e opinião pública. Está ainda prevista, a realização de seminários/workshops temáticos por país, onde os empresários terão oportunidade de ter um conhecimento aprofundado sobre como exportar/internacionalizar para o país em questão. Os workshops temáticos serão repetidos em vários horários durante o dia e divididos em dois painéis: o primeiro, visando dotar os empresários de ferramentas úteis para a prática do seu negócio e segundo será uma exposição teórico-prática, através de uma conversa/debate aberto para exposição das dúvidas dos empresários assistentes.  

Cofinanciado por:
barra-assinaturas-aip