Instituto de Formação marca presença em evento sobre trabalho infantil
O Presidente do Instituto de Formação, Dr. Laurentino Ferreira, marcou presença no webinário: “A colaboração entre países e organizações alcança resultados maiores do que a soma de suas ações individuais” onde foi feita uma apresentação pelo Secretariado Executivo da CPLP do Plano de Ação da CPLP para Combate ao Trabalho Infantil 2021-2025.
Este evento contou com a presença da Dra. Vera Paquete-Perdigão, OIT, do Embaixador Oliveira Encoge, Representação de Angola na CPLP; e da Dra. Catarina Tavares (Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa).
O Trabalho Infantil é, antes de mais, uma violação aos Direitos Humanos e um atentado ao desenvolvimento sustentável dos territórios. Embora subsistam bolsas de trabalho infantil em países desenvolvidos, estas práticas afetam, sobretudo, as economias com baixos indicadores de desenvolvimento económico e social.
Estas economias baseiam a sua competitividade no trabalho intensivo e mal remunerado, incapaz de gerar uma quantidade de riqueza material que propicie o desenvolvimento humano das respetivas populações. Embora este cenário atinge toda a população destes países, as franjas mais afetadas são as mulheres e as crianças.
Esta situação agrava-se ainda mais quando sabemos que as economias mais prósperas do futuro estarão ligadas à sociedade do conhecimento e à economia ou economias que daí resultarem. Por isso mesmo, a persistência do Trabalho Infantil propicia níveis de pobreza individual e coletiva que se tornam inaceitáveis. Só é possível inverter este ciclo vicioso de pobreza através do aumento do nível de rendimento das famílias, a democratização da acessibilidade à educação, o combate ao abandono escolar, o incremento e a diversificação de programas de apoio e proteção de crianças. Isto deve ser efetuado através de parcerias que envolvam as famílias mais afetadas por este flagelo, organizações da sociedade civil, as empresas e os próprios Estados.