IF-CECPLP
O Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa CRL, é uma cooperativa sem fins lucrativos de responsabilidade limitada, que tem como objetivo primordial promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como a capacitação e desenvolvimento sustentado das empresas e economias desses países.
Porquê uma Cooperativa
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda e responsabilidade próprias, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos outros.
Com esta forma jurídica, pretende-se possibilitar o acolhimento, nesta instituição, de todas as organizações imbuídas deste espírito.
O Projeto
O Instituto de Formação conta com a experiência complementar e know-how acumulado dos seus três fundadores, tendo como objetivo primordial promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como a capacitação e desenvolvimento sustentado das empresas e economias desses países.
Este projeto assenta essencialmente numa cooperação ativa e integrante, entre todos os países do universo da lusofonia, promovendo a capacitação de instituições como associações empresariais e câmaras de comércio, para serem estas a dinamizar as ações de formação necessárias ao desenvolvimento dos seus territórios.
Formação
A formação é uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento das sociedades, das organizações e dos países. A aposta na formação do Instituto de Formação materializa-se em três eixos:
Apoiar a constituição ou desenvolvimento de escolas de formação profissional de jovens nos países Lusófonos;
Participar na construção de um projeto educativo atrativo, inovador e distintivo, pro-motor da participação individual e da autonomia institucional, potenciador da melhoria organizacional e do sucesso educativo, capaz de projetar o futuro e responder à mudança, atento à realidade local e aberto à comunidade;
Ministrar aos alunos uma formação integral e integrada, com elevado nível de exigência nos aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional, preparando-os para o exercício profissional qualificado ou para o prosseguimento dos estudos, através de cursos adequados.
Integrar projetos de formação de adultos e quadros em países lusófonos, em regime de cooperação ou outro existente, transferindo o nosso know-how e experiência acumulada;
Organizar cursos de educação e formação de adultos destinados a promover uma cidadania participativa e de responsabilidade, bem como a empregabilidade e a inclusão social e profissional, através da redução dos défices de qualificação da população adulta.
Promover a formação técnica, cultural, científica e pedagógica dos professores bem como a formação profissional contínua de todos os colaboradores, enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento organizacional articulado com o Projeto Educativo.
Apoiar a capacitação empresarial dos empresários dos países lusófonos, através da nossa larga experiência de consultoria transversal de apoio às micro, pequenas e médias empresas.
Integrar redes de parceria de âmbito regional, nacional e transnacional, proporcionadoras de intercâmbios, troca de ideias, projetos e experiências, facilitadoras de estágios profissionais, disseminadoras de boas práticas e que permitam a consolidação do espírito de cidadania.
Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização de projetos de formação de recursos humanos qualificados que responda às necessidades do desenvolvimento integrado local e regional;
Realizar seminários e Workshop’s, que favoreçam a constituição de redes de cadeias de valor lusófonas e que sejam verdadeiras alavancas para o desenvolvimento das PME’s.