IF-CECPLP


Porquê uma Cooperativa

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda e responsabilidade próprias, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos outros.

Com esta forma jurídica, pretende-se possibilitar o acolhimento, nesta instituição, de todas as organizações imbuídas deste espírito.

O Projeto

O Instituto de Formação conta com a experiência complementar e know-how acumulado dos seus três fundadores, tendo como objetivo primordial promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como a capacitação e desenvolvimento sustentado das empresas e economias desses países.

Este projeto assenta essencialmente numa cooperação ativa e integrante, entre todos os países do universo da lusofonia, promovendo a capacitação de instituições como associações empresariais e câmaras de comércio, para serem estas a dinamizar as ações de formação necessárias ao desenvolvimento dos seus territórios.

Formação

A formação é uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento das sociedades, das organizações e dos países. A aposta na formação do Instituto de Formação materializa-se em três eixos:

Apoiar a constituição ou desenvolvimento de escolas de formação profissional de jovens nos países Lusófonos;

Participar na construção de um projeto educativo atrativo, inovador e distintivo, pro-motor da participação individual e da autonomia institucional, potenciador da melhoria organizacional e do sucesso educativo, capaz de projetar o futuro e responder à mudança, atento à realidade local e aberto à comunidade;

Ministrar aos alunos uma formação integral e integrada, com elevado nível de exigência nos aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional, preparando-os para o exercício profissional qualificado ou para o prosseguimento dos estudos, através de cursos adequados.

Integrar projetos de formação de adultos e quadros em países lusófonos, em regime de cooperação ou outro existente, transferindo o nosso know-how e experiência acumulada;

Organizar cursos de educação e formação de adultos destinados a promover uma cidadania participativa e de responsabilidade, bem como a empregabilidade e a inclusão social e profissional, através da redução dos défices de qualificação da população adulta.

Promover a formação técnica, cultural, científica e pedagógica dos professores bem como a formação profissional contínua de todos os colaboradores, enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento organizacional articulado com o Projeto Educativo.

Apoiar a capacitação empresarial dos empresários dos países lusófonos, através da nossa larga experiência de consultoria transversal de apoio às micro, pequenas e médias empresas.

Integrar redes de parceria de âmbito regional, nacional e transnacional, proporcionadoras de intercâmbios, troca de ideias, projetos e experiências, facilitadoras de estágios profissionais, disseminadoras de boas práticas e que permitam a consolidação do espírito de cidadania.

Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização de projetos de formação de recursos humanos qualificados que responda às necessidades do desenvolvimento integrado local e regional;

Realizar seminários e Workshop’s, que favoreçam a constituição de redes de cadeias de valor lusófonas e que sejam verdadeiras alavancas para o desenvolvimento das PME’s.

Brochura de Apresentação

Membros Fundadores

null
CE – CPLP – Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, fundada em Lisboa no dia 4 de Junho de 2004, é uma organização que visa o desenvolvimento e cooperação do empresariado dentro do espaço CPLP. Tem como missão criar uma rota de investimentos dentro dos países-membros da CPLP, estimulando a cooperação e parceria entre instituições lusófonas.

UE-CPLP – União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa surge no contexto da Confederação Empresarial da CPLP como seu “braço económico”, contando já com mais de 400 organizações associadas (empresas, associações, entre outras) de vários países da CPLP.

Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto é uma instituição de utilidade pública, constituída em 1920. Trata-se de uma associação de empresários, multissetorial, abrangendo os setores da Indústria, Comércio e Serviços. Detém uma larga experiência na Formação Profissional de Jovens, através da Escola Profissional de Fafe, na Formação de Adultos através do seu Departamento de Formação e na Capacitação Empresarial, através do Gabinete de Apoio Técnico ao Empresário.